Qual a diferença entre um processador 64 Bits e um 32 Bits?


image
Você vai a uma loja comprar um processador e então o vendedor lhe pergunta:
"O senhor prefere um de 32 bits ou de 64 bits? Nós recomendamos o de 64 bits por ser mais rápido."
Você escolheria o processador de 32 ou o de 64 bits? Porque?  Será que um processador 64 bits é mais veloz que um de 32? Descubra de uma vez por todas a diferença entre essas duas tecnologias e nunca mais fique em dúvida quando lhe perguntarem sobre a diferença entre elas.
Saiba o que é um bit
Imagine que seu processador de 64 bits é um ônibus de 64 lugares. Em uma de suas viagens (processamentos) , o ônibus tem que levar 64 pessoas (64 bits).
Quantas viagens esse ônibus dará para levar os 64 passageiros até seu destino ? Apenas uma viagem, não é isso?!
Agora imagine que um outro ônibus (um outro processador) só tem 32 lugares e você precisa levar as mesmas 64 pessoas (os mesmos 64 bits). Dessa vez como o ônibus só tem capacidade para levar 32 de cada vez, ele precisará fazer duas viagens.
Trazendo a analogia do ônibus para a computação, concluímos que um processador de 64 bits será útil em situações onde o número de informação a ser tratado é alto como em programasde design gráfico, conversão de vídeo e jogos 3D. Isso acontece porque ao invés do processador ter que “dar duas viagens” para tratar N dados, ele só precisará dar uma, economizando tempo.
Certamente programas como Word, Bloco de Notas e Firefox não irão utilizar tantos dados ao ponto de um processador 32 bits não dar conta. Utilizar um processador de 64 bits para trabalhar com esses programas seria como deixar lugares desocupados no ônibus de 64 lugares. Já programas de geoprocessamento, por exemplo, exigem um alto poder computacional e consequentemente precisarão de todo o poder que os processadores 64 bits podem oferecer.
Tenho um processador 64 bits. Posso instalar um sistema operacional 32?
Pode. O que você não pode é instalar o sistema 64 bits em um processador 32. Normalmente você também pode usar programas 32 bits em processadores 64, mas não o contrário.
Minha placa não possui driver 64 bits, posso utilizá-la com um driver de 32?
Não. O contrário também não pode.
Todo processador é 64 bits?
Todos os processadores atuais suportam processamento 64 bits, com exceção dos processadores Atom.
Todas as edições do Windows possuem versões em 64 bits?
Não. Somente a partir do Windows XP a Microsoft disponibilizou versões 64 bits dos seus sistemas operacionais. Entretanto o uso do Windows XP 64 bits não é indicado pela falta de drivers para esta versão que na época não teve a atenção que merecia dos fabricantes de placas. O mercado ainda não dava importância ao processamento 64 bits e por isso não produzia drivers para esta arquitetura, fazendo com que o XP 64 bits virasse um elefante branco.
Além da vantagem citada no início do post, há algum outro benefício por trás dos processadores e sistemas operacionais 64 bits?
Sim. Os processadores 64 bits oferecem suporte a 128GB de memória física e 16TB dememória virtual. Os antigos 32 bits suportavam no máximo 4 GB de memória, o que era um problema para servidores de pequeno porte e para máquinas de entusiastas. Entretanto, para poder usar mais de 4GB de memória o sistema operacional também deve ser 64 bits

0 comentários:

Postar um comentário